quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Éteres

1- Qual são os éteres e qual sua fórmula química?
Os éteres são compostos orgânicos. Sua fórmula genérica é um oxigênio ligado a dois radicais por ligação simples. (R-O-R)

2- Como é feita a nomenclatura desta função?
O nome oficial dos éteres, contém a palavra OXI entre o nome dos dois grupos. O primeiro nome deve ficar com o prefixo do menor número de carbonos. E o último nome, com o nome do hidrocarboneto que contém o maior número de carbonos.
Grupo menor + óxi - Grupo maior

Exemplo:
 metóxi-benzeno



3- Quais as suas principais características?
Possuem caráter básico e são altamente infláveis e voláteis. Quando as cadeias são pequenas são pouco solúveis, e quando a cadeia é longa são totalmente insolúveis. Os éteres com ate três carbonos se encontram no estado gasoso, os com mais de três carbonos são líquidos e os de masa molecular maior são sólidos.

4- Quais seus usos e aplicações na sociedade? 
A utilização do éter etílico é feita em pacientes, é um poderoso anestésico porque relaxa os músculos, mas afeta ligeiramente a pulsação, a pressão arterial e a respiração.

5- Quais os exemplos mais comuns de seus compostos?
Temos o éter comum, ou etoxietano ou ainda o éter dietílico. Outro éter muito utilizado é o metóxi-terciobutano que funciona como antidetonante na gasolina.

6- Qual é a relação desta função orgânica com o meio ambiente e a sociedade?
Éter é também o nome da substância que os filósofos, os naturalistas e posteriormente os físicos acreditavam que existia em todo o universo, mas sem massa, volume e indetectável, pois não provocaria atrito. Os físicos do século XIX, sabiam que a luz tinha natureza ondulatória, e imaginavam portanto que essa deveria precisar de um meio para propagar-se. Daí o éter, sabe-se hoje que essa substância não existe. Dada a característica de volatilidade do éter etílico e sua facilidade de produção a partir do etanol e do ácido sulfúrico, conhecida desde a época dos alquimistas, daí adveio a nomenclatura desta classe de compostos.

7- Algumas destas funções causa dano ambiental ou social?
O éter pode ser danoso se for absorvido pela pele ou ingerido. Além disso pode causar irritações e é altamente inflável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário