terça-feira, 12 de abril de 2016
quarta-feira, 6 de abril de 2016
Origem da Química Orgânica
No início do século XIX, a maioria dos cientistas acreditavam que os organismos vegetais e animais eram a base dos compostos orgânicos. Acreditava-se nisso, já que na Antiguidade, a fermentação das uvas e a retirada de corantes de plantas eram utilizados para tingir vestimentas e preparar bebidas. No século XVIII Carl Wihelm Shell isolou o ácido cítrico do limão, a glicerina da gordura, o ácido lático do leite, o ácido tartárico e a ureia da urina. Então em 1777, a química orgânica começou a se desenvolver, graças aos estudos do sueco Torbern Olof Sergman, que definiu que a Química Orgânica(dentro dela são estudados os álcoois, cetonas, éteres, aldeídos, aminas, amidas…) era a química dos compostos encontrados no organismos vivos e que a Química Inorgânica era a química dos minerais.
Antoine Laurent de Lavoisier, analisando compostos orgânicos, verificou a presença do elemento químico Carbono(C) em todos eles.
Inicialmente, acreditava-se na teoria do vitalismo, defendida em 1807, pelo químico Jöns Jakob Berzeluis, que consistia que somente os seres vivos são capazes de produzir os compostos orgânicos, não podendo ser preparadas artificialmente. Porém em 1828, o alemão Friedrich Wölhler, a partir de um composto mineral(cianato de amônio), sintetizou a ureia, que antes só podia ser obtida pela urina dos animais, provando que o homem conseguia sintetizar compostos orgânicos em laboratório, modificando o conceito de Química Orgânica para: “Ramo da Química que estuda a maioria dos compostos formados pelo elemento carbono”.
O carbono é um composto tetravalente, por isso, pode realizar quatro ligações de maneiras diferentes, formando vários compostos, agrupados em diferentes cadeias que apresentam propriedades químicas semelhantes.
Mesmo tendo sido um imprevisto as primeiras reações orgânicas, a segunda metade do século XIX, dotou de estudos mais complexos sobre os compostos orgânicos. A síntese total dos compostos naturais iniciou-se com a ureia, mas a complexidade aumentou com a obtenção da glicose e o terpineol. A partir do século XX, a evolução da Química Orgânica permitiu a síntese de muitas moléculas complicadas. Ao mesmo tempo, os polímeros e as enzimas foram identificados como grandes moléculas orgânicas e o petróleo mostrou ser de origem biológica.
Graças a Química Orgânica, o homem capacitou-se a reconhecer estruturas de determinados compostos a partir de reações químicas. Esta área é muito importante para a indústria farmacêutica, por exemplo, por concede o desenvolvimento de novos medicamentos.
http://www.laifi.com/laifi.php?id_laifi=1925&idC=38421#
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/quimica-organica.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Qu%C3%ADmica_org%C3%A2nica
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/quimica-organica.htm
https://www.algosobre.com.br/quimica/historia-da-quimica-organica.html
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/quimica-organica.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Qu%C3%ADmica_org%C3%A2nica
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/quimica-organica.htm
https://www.algosobre.com.br/quimica/historia-da-quimica-organica.html
Assinar:
Postagens (Atom)